Arabic arBengali bnDanish daGerman deGreek elEnglish enSpanish esEtonian etPersian faFinnish fiFrench frHindi hiCroat hrIndonesian idItalian itHebrew iwJapanese jaKorean koLatvian lvMalay msDutch nlNorwegian noPolish plPortuguese ptRomanian roRussian ruSlovak skSwedish svSwahili swThai thTurkish trUrdu urVietnamese viChinese zh

[02] Como São Realizados Os Movimentos.


Você já se perguntou como realizamos movimentos?
Na brincadeira de cabra-cega, por exemplo, quando está com os olhos vendados a criança utiliza principalmente os sentidos
do tato e da audição. Através dos sentidos é que nos orientamos para realizar movimentos.

Correr e pendurar-se, por sua vez, exigem principalmente os músculos das pernas e dos braços. Através dos músculos é que
executamos o movimento.

O cérebro recebe as informações através dos sentidos e envia ordens para os músculos fazerem os movimentos necessários.
Assim, o cérebro realiza a coordenação dos movimentos.

Na maior parte das atividades físicas utilizamos os músculos e os sentidos. Por isso, na educação física existem exercícios
simples e agradáveis que desenvolvem a coordenação entre músculos e sentidos, como o jogo de queimada, por exemplo.
Brincando de queimada, ao mesmo tempo que se divertem, as crianças utilizam os músculos e os sentidos, o que auxilia o
desenvolvimento do corpo.

Os exercícios de educação física:
a) contribuem para a formação corporal, isto é, para o desenvolvimento dos órgãos, dos músculos e dos sentidos. Este é o
seu caráter formativo.
b) divertem e educam. Este é o seu caráter recreativo ou lúdico.

Índice:


comentários:


Postar um comentário

Deixe o seu comentário





* necessário